Votorantim intensifica vacinação contra o sarampo

Publicado em 21/08/2019

A partir desta quinta-feira (22), todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo em Votorantim. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão aplicando a vacina. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a cidade receberá uma remessa do medicamento amanhã e, ao final do estoque, o munícipe que não se imunizou deve esperar por nova remessa.

A intensificação da vacina é uma medida preventiva do Ministério da Saúde e deve proteger quase um milhão e meio de crianças que não receberam a dose extra, chamada de “dose zero”. O sarampo é uma doença contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, mas é mais perigosa para as crianças, inclusive podendo levar à morte. Votorantim não teve nenhum caso confirmado da doença.

É importante ressaltar que a dose zero não substitui a vacinação de rotina. Então, a recomendação é agendar para os 12 meses a vacina tríplice viral e para os 15 meses a dose da vacina tetra viral, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação.

 

Quem deve se vacinar? 

 

A dose zero deve ser aplicada em todas as crianças de seis meses a menores de um ano. A primeira dose, em crianças que completarem um ano e a segunda, aos 15 meses de idade - sendo a última dose válida por toda a vida.

Adultos também devem se imunizar. Quem tomou as duas doses da vacina, não precisa se vacinar novamente. Pessoas de 1 a 29 anos que receberam apenas uma dose, devem se vacinar mais uma vez.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, se a pessoa não se lembra ou perdeu o cartão de vacinação deve tomar as duas doses da vacina (de 1 a 29 anos) ou apenas uma dose (de 30 a 49 anos).

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800