Sorocaba regride para fase vermelha do “Plano São Paulo”

Publicado em 22/06/2020

O Governo de São Paulo alertou, na semana passada, que Sorocaba caminhava para a zona mais perigosa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com o aumento de casos de infectados. Com isso, a prefeita Jaqueline Coutinho afirmou, na sexta-feira (19), que a cidade regrediu para a fase vermelha do “Plano São Paulo” e, a partir dessa segunda-feira (22), está suspenso o funcionamento do comércio não essencial durante sete dias.

Até a manhã de hoje, o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira, não se manifestou sobre o caso e o comércio permanece aberto na cidade. A ação provoca uma situação inusitada envolvendo o shopping Iguatemi Esplanada, que fica na divisa de Sorocaba e Votorantim.

Em Sorocaba, o fechamento afeta lojas de rua, galerias, shoppings, atividades religiosas, etc. A decisão não afeta o comércio considerado essencial, como farmácias e supermercados.

Durante uma semana, os serviços municipais também voltarão a ser restritos no Paço Municipal, nas Casas do Cidadão e nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Conforme a prefeita Jaqueline, só haverá atendimento presencial “para os casos em que não possa ser feito on-line”.

A situação será reavaliada na sexta-feira, dia 26, conforme os dados do coronavírus registrados durante a semana.

 

Regressão “divide” Iguatemi Esplanada

O shopping Iguatemi Esplanada está localizado na divisa das cidades de Votorantim e Sorocaba. Com isso, cerca de 30 lojas localizadas na parte de Sorocaba, dentro da ala norte, ficarão fechadas ao público, podendo vender apenas por delivery. O atendimento no hipermercado, considerado serviço essencial, não será afetado, bem como nos bancos, clínicas de saúde e farmácias.

Já o restante da operação comercial, abrangendo toda a ala sul e que está em Votorantim, poderá funcionar em horário reduzido, das 15h às 19h, com ocupação limitada a 20% da capacidade total do empreendimento.

No setor situado em Votorantim, onde o atendimento ao público continua, estarão mantidos os protocolos de saúde e proteção como o uso obrigatório de máscaras, reforço das rotinas de limpeza e disponibilização de álcool em gel.

A assessoria de imprensa do shopping informou que “seguirá cumprindo as recomendações das autoridades da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo”.

 

(Foto: Fábio Rogério | Jornal Cruzeiro do Sul)

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800