Sorocaba reabre comércio não essencial a partir de segunda-feira (20)

Publicado em 17/07/2020

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, anunciou hoje (17) que a cidade voltará à fase laranja do Plano São Paulo a partir da próxima segunda-feira (20). Assim como Votorantim, a cidade irá liberar o funcionamento do comércio não essencial, como: imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio de rua e shoppings em horário reduzido e com restrições. Jaqueline também anunciou a volta dos cultos religiosos, com limitações.

A prefeita informou que os estabelecimentos comerciais não essenciais somente podem abrir por 4 horas diárias, de 20 a 26 de julho, sendo que a prefeitura poderá adotar novas medidas na sexta-feira que vem (24). O município também irá multar os sorocabanos que não utilizarem máscara corretamente no valor de R$ 594,50, a partir da próxima semana.

O secretário de Saúde, Ademir Watanabe, anunciou a ampliação do número de leitos do Hospital de Campanha, de 40 para 75. O hospital atende pacientes de média e baixa complexidade de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).  "Estamos tomando essa atitude e dependemos da colaboração da comunidade. Se não houver colaboração da população, nós não vamos conseguir", afirmou.

 

Regras

Seguindo as orientações do Plano São Paulo e adotando procedimentos de segurança como higienização dos ambientes, disponibilização de álcool gel 70%, uso obrigatório de máscaras, comunicados de prevenção ao coronavírus e atendimento ao público limitado a 20% da capacidade com distanciamento entre pessoas, os shoppings, galerias de supermercados, comércio de rua, concessionárias, imobiliárias e escritórios terão horário de funcionamento de seis horas diárias. Os serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias, pet shops entre outros, funcionam normalmente.

Em relação a atividade imobiliária, entre os critérios exigidos que constam no decreto, destaca a realização de vistorias in loco em imóveis, apenas quando for imprescindível, considerando sempre que possível a intermediação online. Nas concessionárias de veículos, apenas uma pessoa ocupar o veículo de test drive e fazer a higienização do veículo. O acesso ao showroom também deve ser controlado, com visitas agendadas previamente. Nos escritórios, as equipes de trabalho devem ser reduzidas, além de manter a ventilação do local. No comércio, além da redução da capacidade, também cabe ao estabelecimento ajustar entradas e saídas e se necessário, isolar áreas de maior circulação.

Nesta fase, cinemas, operações de entretenimento e atividades para crianças não serão reabertos. Vale ressaltar que o descumprimento das medidas restritivas previstas no decreto ou o não atendimento aos protocolos sanitários exigidos implicará em sanções previstas no decreto municipal 25.721 de abril de 2020.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800