Sindicato e Prefeitura de Votorantim fecham acordo com empresa São João e ônibus voltam a circular em Votorantim

Publicado em 20/04/2020

Após intensas negociações realizadas durante o dia de hoje (20), o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e a Prefeitura de Votorantim fecharam um acordo com o Grupo São João. A empresa retomará as atividades, garantindo o pagamento do piso salarial aos funcionários e a preservação de direitos e empregos.

Durante reunião na manhã de hoje, o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira, disse que a prefeitura irá subsidiar o Grupo São João com um aporte no valor de R$ 200 mil por mês. O acordo terá duração de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias ou até quando a pandemia durar e vale apenas para o transporte urbano de Votorantim, intermunicipal e fretamento. Não estão relacionadas as cidades de Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo.

O Sindicato dos Rodoviários realizou, no início da noite, uma assembleia com os trabalhadores da empresa e foi aprovado um acordo, no qual o Grupo São João irá aderir à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos e também adere ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, que garante ao trabalhador o pagamento da outra porcentagem do salário pelo governo federal na porcentagem restante sobre o valor do Seguro Desemprego.

Além desses valores, a empresa irá pagar, como abono, o valor da diferença entre o piso salarial da categoria e o valor que o trabalhador irá receber da empresa e do governo. Sendo que o pagamento será feito da seguinte forma: 50% junto com o salário de abril e os outros 50% dividido em seis parcelas iguais, iniciando em agosto.

Os trabalhadores irão receber vale refeição conforme os dias trabalhados e o acordo garantiu a manutenção do plano de saúde, da cesta básica e outros direitos assegurados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria. A PLR será paga em dezembro, conforme determina a MP 936.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800