Setembro Amarelo conscientiza sobre prevenção ao suicídio

Publicado em 11/09/2018

O mês de setembro traz como alerta a importância de falar e prevenir contra o suicídio, lembrado no dia 10 - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Por isso, foi criada a campanha “Setembro Amarelo”, uma ação de prevenção a essa questão que traz números alarmantes. A campanha teve início em 2015, criada pela CVV - Centro de Valorização da Vida, CFM - Conselho Federal de Medicina e ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria.
A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio, além da divulgação e alerta a população sobre a importância de sua discussão.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, o número de suicídios é muito maior do que os homicídios: são 800 mil suicídios e 470 mil homicídios por ano. A OMS destaca que os idosos correspondem à faixa etária de maior risco para o suicídio. No Brasil, a taxa da mortalidade entre pessoas com mais de 70 anos chegou a 8,9 a cada 100 mil pessoas entre 2011 e 2015.
O país firmou um compromisso com a OMS, no qual o país deverá comprovar redução de 10% na taxa de suicídio em 2020. Mas a realidade mostra o contrário. Pelos números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia; a taxa é superior ao número de vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
O site da campanha (www.setembroamarelo.org.br) destaca que o problema tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. 
A CVV possui diversos canais para atender aqueles que pensam em cometer suicídio. O telefone 188, que passou a ser gratuito em julho, é uma das formas de comunicação. O canal funciona 24 horas por dia e é composto por voluntários treinados para ajudar. 
A CVV também disponibiliza atendimentos presenciais, por chat e por e-mail.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800