Secretaria da Saúde de Votorantim realiza mapeamento larvário

Publicado em 08/01/2020

A Secretaria de Saúde de Votorantim (Sesa) deu início ontem (07) à Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Durante o mês, serão visitados cerca de 600 imóveis em 114 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

O ADL registrado em outubro de 2019 no município foi de 1,83. O Ministério da Saúde ressalta que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, isso já coloca o município em situação de alerta e superior a 4, com risco de epidemia.

A avaliação é realizada anualmente nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. O município registrou 166 casos de dengue em 2019, sendo 162 casos autóctones e 4 importados. Não houve registro de zika e chikungunya. Neste ano, até o momento, não há notificações sobre casos de dengue.

Nesta terça-feira, os agentes de endemias percorreram várias ruas na região central. Conforme explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, as coletas devem durar, no máximo, duas semanas, caso não chova. “Nesse período é feita uma amostragem de todo o município. O objetivo é ter uma ideia de onde está ocorrendo maior infestação do mosquito”, disse.

Os agentes que visitam as casas estão identificados e com crachás, fazendo a coleta das possíveis larvas presentes no local, além de já retirarem os criadouros do espaço.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza também visitas constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE), que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800