Região de Sorocaba avança para a fase amarela do Plano São Paulo

Publicado em 07/08/2020

A região de Sorocaba – que abrange Votorantim, avançou para a fase amarela do Plano São Paulo - que é a estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a Covid-19, baseado na ciência e na saúde. A informação foi divulgada pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa no início da tarde de hoje (7).

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, irá se pronunciar a respeito na entrevista coletiva marcada para hoje, às 15h. Já o prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira, até o início da tarde não havia se pronunciado sobre as novas medidas.

Durante a nova quarentena, que acontece de 8 a 23 de agosto, as cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS) poderão flexibilizar a abertura dos comércios não essenciais.

De acordo com o Plano São Paulo, na fase amarela podem abrir bares e restaurantes (com atendimento somente ao ar livre ou áreas arejadas); salões de beleza e barbearias; academias de ginástica.

No entanto, esses estabelecimentos devem seguir uma série de determinações, como o uso obrigatório de máscaras (tanto dos funcionários quanto dos clientes ou frequentadores); redução no horário de atendimento, capacidade limitada de pessoas e adoção dos protocolos de segurança para evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Além da região de Sorocaba, outras oito regiões também avançaram para a fase amarela. “Agora 86% da população do estado de São Paulo está na fase amarela do Plano São Paulo”, comentou João Doria. O governador ressalta que, apesar da flexibilização, os cuidados devem ser mantidos para que o número de casos não aumente.

 

Aulas presenciais

Durante a coletiva de imprensa, o governador João Doria também informou a mudança na data de início das aulas nas instituições públicas e privadas. Inicialmente, as instituições de ensino poderiam retomar as aulas presenciais em setembro, porém isso foi adiado para o dia 7 de outubro.

No entanto, as cidades serão liberadas para abertura para recuperação e atividades de acolhimento de alunos, de forma opcional, a partir do dia 8 de setembro, se estiverem há pelo menos 28 dias na fase amarela.

No caso da região de Sorocaba, promovida hoje à fase amarela do “Plano São Paulo”, se não houver retrocesso na avaliação, a cidade poderá retomar as aulas presenciais. A ideia é mitigar a situação de pais que tenham voltado a trabalhar presencialmente e não tenham como ficar com os filhos.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800