Plenária na Fapesp debate sobre INSS Digital

Publicado em 03/08/2018

A Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do estado de São Paulo - Fapesp realizou, no dia 17 de julho, uma plenária sobre o INSS Digital. O presidente da Fapesp, José Veigas, presidiu a mesa de discussões ao lado do presidente da Apevo e secretário geral da federação, Aristides Vieira Fernandes; do diretor adjunto de comunicação, Nelson Gonçalves e do advogado Dr. Rodrigo de Oliveira Cevallos.

O servidor técnico do INSS - Instituto Nacional de Seguro Social, Wesley Lucas e a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do INSS, Maria Inês Vitor, foram os convidados da palestra que falou sobre o acordo de cooperação com o instituto, o Meu INSS, benefícios e implantações do INSS Digital.

Os membros de associações, presentes na plenária, debateram seus pontos de vista e visões sobre assuntos como o desmonte da Previdência, a tecnologia, entre outros.

O assessor jurídico da Apevo, Nelson de Lima Neto, também discursou sobre o assunto. Além de Aristides e Nelson, o diretor José Hernandes Quezada também esteve na plenária representando a Apevo.

 

O que é o INSS Digital?

 

Em maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou a forma com que eram feitos os pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade. Os interessados passaram a solicitar os benefícios via telefone ou internet.

O INSS Digital é uma plataforma que possui todas as informações da vida previdenciária dos contribuintes e tem o intuito de agilizar os serviços prestados pelo instituto.

Após fazer o cadastro no site https://meu.inss.gov.br/ , o usuário pode simular a aposentadoria por tempo de contribuição, entrar com pedido de aposentadoria por tempo e por idade urbana, entrar com pedido de auxílio maternidade, verificar extratos (benefício, IR - Imposto de Renda, empréstimos, entre outros), visualizar a carta de concessão e memória de cálculos, agendamento, acompanhar os resultados e concessões.

Ao acessar o INSS Digital, o beneficiário deve ter uma senha provisória (para isso, basta ligar no número 135 ou ir numa agência mais próxima do INSS), que será alterada no primeiro acesso. Em casos de dúvidas, procure a Apevo.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800