Mudança na solicitação de benefícios do INSS: agendamento deve ser feito via telefone ou internet

Publicado em 06/06/2018

O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS deixou de agendar atendimento presencial para os pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Desde maio, os benefícios passaram a serem solicitados por telefone ou internet.

A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do instituto e do governo. Os benefícios devem ser solicitados no site do https://www.inss.gov.br/ ou pelo telefone 135. O segurado recebe um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos, por exemplo.

De acordo com o instituto, a mudança visa à redução no tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios devem passar a ser solicitados dessa forma em breve.

Outros serviços que antes eram feitos por ordem de chegada, também passam a ser agendados por internet ou telefone, como: alterar meio de pagamento, atualização de dados, cadastro de declaração de cárcere, cadastro de dependentes, renovações, desbloqueios de benefícios, desistência da aposentadoria, emissão de certidão de inexistência de dependentes, pensão por morte, emissão de certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS, reativação do benefício, renúncia de pensão por morte ou auxílio-reclusão, mudança de banco, entre outros.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


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