Governador divulga flexibilização da quarentena por regiões do estado

Publicado em 27/05/2020

O governo de São Paulo anunciou, no início da tarde de hoje (27), a prorrogação da quarentena no estado por 15 dias, com flexibilizações e aberturas econômicas progressivas, que serão feitas levando em conta as características de cada município. A região de Sorocaba (que inclui Votorantim) se enquadra na segunda fase do “Plano São Paulo”.

A proposta prevê cinco fases: vermelha, laranja, amarela, verde e azul. As regiões são classificadas em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

"A flexibilização só será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo ao distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras", afirmou o governador João Doria.

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com os dados de mortes, casos e internações por COVID-19 para determinar a fase em que se encontra cada região e serão reavaliados a cada sete dias. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas; podendo também regredir conforme os indicadores sofram alterações.

 

Fases

•    Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

•    Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

•    Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

•    Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

•    Fase 5, azul: todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene

 

A cidade de Votorantim se enquadra na cor laranja (região de Sorocaba) do novo modelo de quarentena do estado. A definição permite a abertura de atividades imobiliárias, concessionárias, comércio e shopping center com restrições. 

Os setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir. 

Até às 15h de hoje, a Prefeitura de Votorantim ainda não havia divulgado nenhuma nota sobre o assunto.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800