Em duas horas, UBSs de Votorantim zeram estoque de vacina contra a gripe nesta terça-feira (24)

Publicado em 24/03/2020

Por volta das 10h da manhã de hoje (23), em algumas unidades básicas de saúde de Votorantim (UBSs) já não era possível encontrar as doses da vacinação contra a gripe. A campanha nacional de vacinação teve início ontem (22), mas a prefeitura liberou a imunização apenas para profissionais da saúde. Hoje, quando os idosos foram procurar pela vacina nos postos do Rio Acima e Vila Garcia, tiveram que retornarem para suas casas sem serem imunizados.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a cidade aguarda uma nova remessa da vacina contra a gripe, prevista para ser liberada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE) amanhã (25). Nas unidades as doses foram acabando gradativamente de acordo com a procura. A previsão era de que até a hora do almoço, o estoque tivesse zerado em todas as unidades da cidade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), o município recebeu o primeiro lote de vacina, com 4 mil doses na sexta-feira da semana passada (20), sendo que a maioria delas foram aplicadas ontem, primeiro dia da campanha. A Sesa ressalta que a vacinação para idoso e profissionais da saúde vai até o dia 15 de abril e orienta para que as pessoas não fiquem circulando de uma unidade a outra a procura de vacina.

 

Mais de 3 mil doses aplicadas no primeiro dia

De acordo com a Secretaria de Saúde de Votorantim (Sesa), das 4 mil doses da vacina contra a gripe disponibilizadas, mais de 3 mil foram aplicadas somente nessa segunda-feira, 23 de março.

Com a preocupação de evitar aglomeração e preservar os idosos, tendo em vista as medidas adotadas para o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Sesa anunciou no final da tarde de domingo (22), para que no primeiro dia de campanha comparecem somente os profissionais da área da saúde, porém os idosos que compareceram também receberam a vacina.

 

Sistema drive-thru

Para evitar aglomerações, foram montadas tendas em frente às unidades básicas de saúde (UBSs) e a aplicação da vacina será em sistema drive thru, com isso os idosos que estiverem de carro não precisarão descer do veículo. Quem for tomar a vacina deverá comparecer a unidade munido de documento de identificação e cartão dos SUS.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de acordo com o horário de atendimento de cada uma.

A partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível para professores, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. O Dia D está previsto para 9 de maio e serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A campanha seguirá até o dia 23 de maio. A vacina, mesmo diante da não eficácia contra o novo coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

 

Confira os locais de vacinação

- UBS Vila Nova Votorantim

Av.Pedro Augusto Rangel, 1.925 – Vila Nova Votorantim

 

- UBS Barra Funda

Rua Lopes Chaves, s/n – Barra Funda

 

- ESF Jardim Cristal

Rua Élcia Pinto da Rosa, s/n – Jardim Cristal

  

- ESF Jardim Tatiana

Rua Adriano Maciel de Queiroz, s/n – Jardim Tatiana

 

- ESF Promorar

Rua Boaventura Maganhato, s/n - Promorar

 

- ESF Vila Amorim

Rua José Antônio de Mello, 81 – Vila Amorim

 

- ESF Green Valley

Rua José Raimundo da Silva, s/n – Green Valley

 

- UBS Vila Garcia

Av. Isabel Ferreira Coelho, 271 – Vila Garcia

 

- UBS Jardim Serrano

Rua Francisco Lopes de Almeida, 76 – Jardim Serrano

 

- UBS Jardim Novo Mundo

Rua Abílio Maia, 46 – Jardim Novo Mundo

 

- UBS Rio Acima

Av. Octávio Augusto Rangel, 1.282 – Rio Acima

 

- UBS Jardim Clarice

Rua Mercedes Nardi Arcuri, s/n – Jardim Clarice

 

- UBS Jardim Archila

Rua Lázara Bueno de Arruda, 68 – Ângelo Vial

 

- UBS Parque Bela Vista

Av. São João, 867 – Parque Bela Vista

 

- UBS Itapeva

Rua João Santiago Figueira, 200 - Itapeva

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800