Dia do Hino Nacional é lembrado pelo Coral da Apevo

Publicado em 13/04/2020

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é celebrado em 13 de abril. E os alunos do Coral da Apevo, juntamente com o professor e regente Luís Gustavo Laureano, se lembraram da data e enalteceram a importância do hino durante a aula online de hoje. 
De acordo com o professor, o Hino Nacional, sempre que possível, é executado por seus alunos. “ O Hino Nacional Brasileiro representa um dos três símbolos máximos da nação, ao lado da Bandeira e do Brasão das Armas Nacionais. Representa o próprio povo, que com ele se identifica, se emociona com a musicalidade de sua melodia e poesia. Porém, muitos não sabem cantá-lo, embora o hino constitua a exteriorização musical que proclama e simboliza a nação”, disse. 
O Coral da Apevo possui o Hino Nacional em seu repertório e sempre o executa nas solenidades comemorativas da Apevo, seguido do Hino de Exaltação à Votorantim e ao Hino da Apevo. “É de extrema importância que o Hino Nacional Brasileiro seja divulgado para que, além de aprender a cantá-lo corretamente, o povo também aprenda a amar e preservar os valores cívicos que ele simboliza para o nosso país”, completou o professor.

 

Um pouco da história 

A escolha dessa data deve-se ao fato de que, na noite do dia 13 de abril de 1831, a música do nosso hino foi tocada pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. Até abril de 1831, o hino considerado “nacional” era o Hino da Independência, composto pelo próprio imperador D. Pedro I.
O responsável pela criação da parte instrumental do hino foi o maestro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), cofundador da Imperial Academia de Música e do Instituto Nacional de Música. A música do hino foi composta logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831. Nesse dia, o então imperador D. Pedro I abdicou do trono a favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara – futuro D. Pedro II. A abdicação de D. Pedro ocorreu em razão de pressões políticas internas e externas ao país. Muitos brasileiros, entre políticos, artistas, jornalistas e intelectuais, contrários a D. Pedro I e aos lusitanos partidários do imperador, vibraram com a sua abdicação. Francisco Manuel era um deles e compôs o hino para saudar o futuro que viria com o novo imperador, este, sim, nascido no Brasil.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800