Dia Nacional do Aposentado lembra a luta da categoria

Publicado em 23/01/2019

Após anos de dedicação ao trabalho, poder se aposentar é uma forma de obter seu merecido descanso. A fim de homenagear os profissionais que dedicaram às vidas ao trabalho e que lutam pelos seus direitos junto ao Governo Federal, foi criada o Dia Nacional dos Aposentados, celebrado em 24 de janeiro.

A data foi instituída por meio da Lei nº 6.296, em 30 de junho de 1981 e remete à instituição da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, datada de 24 de janeiro de 1923: a Lei Eloy Chaves - Deputado Federal e empresário tido como “Pai da Previdência Social”. A lei consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.

Em seu discurso, Eloy fez ampla defesa dos trabalhadores e seus direitos. “Na vida moderna não se compreende progresso sem os trabalhadores, que constituem o sistema circulatório das nações, na paz como na guerra. O homem não vive só para si e para a hora fugaz, que é o momento de sua passagem pelo mundo. Ele projeta sua personalidade para o futuro, sobrevive a si próprio, em seus filhos. Seus esforços, trabalho e aspirações devem também visar, no fim da caminhada, o repouso e a tranquilidade”, disse.

Após sua promulgação, outras empresas foram beneficiadas e seus empregos também passaram a ser segurados da Previdência.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800