Com o objetivo de homenagear os doadores de sangue e conscientizar sobre a importância do ato, comemora-se nessa quinta-feira, 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, devido ao nascimento do imunologista austríaco, Karl Landsteriner (famoso por descobrir o fator Rh e as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos).
Em um adulto circulam, em média, seis litros de sangue. A necessidade constante do sangue faz com que as transfusões sanguíneas sejam a diferença entre a vida e a morte de milhares de pacientes todos os dias.
Para ser um doador basta comparecer ao Hemonúcleo portando um documento oficial com foto (RG, carteira profissional, CNH) e, se necessário, a receita médica dos medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação; não é necessário estar em jejum, mas devem ser evitadas refeições gordurosas e tomar dois copos de água antes do procedimento.
Em Sorocaba, o Hemonúcleo fica na av. Comendador Pereira Inácio, 564 - Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, telefone (15) 3224-2930.