Campanha de vacinação contra sarampo e pólio inicia amanhã

Publicado em 03/08/2018

A Secretaria de Saúde de Votorantim (Sesa) realiza de 4 a 31 de agosto a vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Dois dias “D” de mobilização estão marcados para sábado, dia 4 e dia 18. A informação sobre o calendário da campanha foi repassada ao município pelo GVE - Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado).

Durante a campanha nacional devem ser imunizadas: crianças de 1 ano a menores que 5 anos. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das 8h às 17h.

A vacina contra o sarampo é tríplice viral, ou seja, também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada via oral, em gota. A campanha tem o intuito de imunizar crianças que ainda não tomaram a dose ou não tiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite - uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis - foi erradicado no Brasil na década de 90. Quanto ao sarampo, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2016, o certificado de eliminação da circulação do vírus, mas atualmente enfrenta dois surtos da doença, nos estados de Roraima e Amazonas. Alguns casos isolados e relacionados à importação do vírus foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800