Artigo: O isolamento social e o sentimento de solidão

Publicado em 11/05/2020

O isolamento social que se vive hoje é diferente de qualquer outra forma de isolamento que, acredito, qualquer um de nós já experimentou outrora. Chegou como uma recomendação, passou a necessidade e tornou-se obrigatório. E o mundo inteiro precisou mudar... Todos mudando de uma só vez... E frente a essa nova realidade, um sentimento cresceu substancialmente: a solidão.

Apesar de serem coisas diferentes, isolamento e solidão, um pode ter influência sobre o outro, sendo a solidão caracterizada pela reação emocional e psicológica dos aspectos físicos da separação e privação de contatos.

Como psicóloga, entendo a complexidade desta vivência e seus desdobramentos, mas hoje gostaria de direcionar para apenas uma das possibilidades como forma de atenuar desconfortos vivenciados por muitos.

Como lidar com isso? Mudando mais uma vez!

A mudança que será necessária para nos adaptarmos é a mudança de foco. É a velha história de olhar pelo lado bom...

É preciso que deixemos de lado a ideia de prejuízo, mesmo reconhecendo que ele existe, pois se nos concentrarmos nisso, entraremos em sofrimento. E este sentimento, por sua vez, abrirá espaço para outros sentimentos ruins. Vamos resgatar a ideia do isolamento para a proteção, por amor, pois de fato, essa é uma das faces dessa nossa vivência. Lembremos que o isolamento também pode ser um recurso que utilizamos para ajustes de conduta, ajustes de pensamento, ajustes de sentimentos... Vamos olhar pelo ângulo que nos favoreça!

Já para a solidão decorrente dessa experiência de restrições, mudemos também o foco e olhemos ao redor... Sempre há alguém! Além disso, nossos recursos tecnológicos favorecem nossos contatos e nos aproximam, não é mesmo? Vamos manter nossos relacionamentos afetivos satisfatórios com os contatos que mantemos mesmo com a distância física. Pense nisso!

 

Carolina Souza

Psicóloga na Unidade de Saúde Apevo

 

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800