Artigo - 2 anos do Coral da Apevo: há muito para comemorar!

Publicado em 15/05/2020

O mês de maio é muito especial para o Coral da Apevo, pois marca o segundo aniversário de fundação do Coral, e muitas são as razões para comemorar.

Em meados de março de 2018, incomodado com a necessidade que a nossa cidade tinha de abrir espaço para o Canto Coral, elaborei um projeto para a Melhor Idade e procurei a diretoria da Apevo para apresentar o Projeto, o qual tem por principal objetivo despertar e oferecer treinamento a cantores amadores, com ou sem experiência, resultando em qualidade de vida.

A diretoria aceitou a proposta, no entanto, havia um natural receio se haveria procura e adesão por parte dos idosos.

Iniciamos as atividades com oito alunos frequentes e interessados e, com o passar do tempo, esse número aumentou de forma gradativa e hoje o Coral é formado por 24 alunos, incluindo jovens.

Embora o Coral ainda tenha pouco tempo de existência, tem se destacado pela intensidade e diversidade das atividades realizadas. O Coral realizou apresentações artísticas em Encontros de Corais, Recitais, Concertos de Natal e Solenidades nas cidades de Votorantim, Sorocaba, Tatuí, São Caetano, São Carlos e Taubaté. Além disso, o Coral realizou apresentações sociais em Ambulatórios, Hospitais, Asilos Centros de Convivência de Idosos. E recentemente, foi Coro Anfitrião do 1.º Sarau da Apevo e do 1.º Festival Apevo de Corais, ambos realizados no Salão Social da Apevo sendo os únicos eventos de fomento cultural dessas naturezas em Votorantim.

Atualmente, mesmo em distanciamento social, o Coral prossegue com as aulas on-line, por meio de uma plataforma específica, e de material de apoio produzido para atender as necessidades dos integrantes, e tem sido surpreendente o engajamento de cada um para se adaptar aos mecanismos virtuais.

É notável que, dentre os benefícios físicos e psicológicos e sociológicos cada vez mais comprovados por pesquisas estudos acadêmicos, o Coral da Apevo se destaca por sua motivação, comprometimento, espírito de equipe, solidariedade e união. Há muito para comemorar!

 

Luís Gustavo Laureano

Regente e maestro do Coral da Apevo

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800