Alzheimer é doença neurodegenerativa mais frequente entre as pessoas

Publicado em 14/09/2020

Se você não tem um familiar com demência, certamente deve conhecer alguém que já cuidou de uma pessoa com Alzheimer e sabe que a experiência não é fácil. Doença neurodegenerativa mais frequente que existe, o problema afeta a memória, comportamento e outras funções mentais de forma progressiva. Nos estágios mais avançados, impede a pessoa de exercer suas atividades diárias, reconhecer os outros e se comunicar adequadamente.

“Muitas vezes é difícil perceber as diferenças entre as alterações nas funções cognitivas resultado do processo natural do envelhecimento, com as alterações que poderão traduzir a instalação de um quadro patológico”, explica a geriatra da Unidade de Saúde Apevo, Eliane Ruzzante. É necessário estar atento aos sinais, sendo que a cada quatro segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo e o número de novos casos aumenta conforme as pessoas vivem mais.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil o Alzheimer afeta cerca de 33% da população com mais de 85 anos. Mulheres são as maiores vítimas da doença, em parte por terem uma expectativa de vida mais alta. A estimativa é que, em 2050, o número de brasileiros com a doença chegue a 4 ou 5 milhões (atualmente são 1,2 milhão).

“Alguns sinais de alerta aos quais devemos ficar atentos, são: perda de memória recente; dificuldade em planejar ou resolver problemas; dificuldade em tomar decisão; desorientação, perda de noção do tempo e espaço; problemas de linguagem; trocar as coisas de lugar; afastamento da vida social e do trabalho; discernimento fraco ou diminuído; alterações do humor e de personalidade; ansiedade e depressão”, ressalta Eliane.

A matéria na íntegra o leitor confere na edição 158 do Jornal da Apevo, no link https://www.apevo.com.br/img/jornais/8434e8acae22179b5bff05dec58c635b.pdf.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800