Alunos do coral da Apevo participam de aula online

Publicado em 25/03/2020

De acordo com as recomendações do governo estadual sobre a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as aulas presenciais do coral da Apevo foram suspensas temporariamente, sendo realizadas online por meio de aplicativo. As aulas são ministradas pelo regente Luís Gustavo Laureano, às segundas-feiras, das 15h às 17h.

“É fato que o canto coral é uma pratica totalmente pessoal, onde o sentimento de coletividade, de relacionamento, está em cantar ao lado do outro, sentir a respiração do outro. Mas, agora nesse período de pandemia, vamos trabalhar de maneira não presencial”, ressalta Luís. As aulas passaram a ser online no dia 23 de março e Luís comenta que, para uma primeira aula, o resultado foi positivo e, apesar da dificuldade de alguns alunos, pouco mais da metade do coro conseguiu baixar o aplicativo e entrar na sala, podendo interagir, cantar, rever os colegas e matar a saudade. “O que faz muito bem para o emocional”, comenta, já que uma de suas preocupações era o sentimento de tristeza que poderia causar em algumas pessoas do grupo. “Ainda que por tela, eles se verem um pouco faz muito bem”.

As aulas online serão mantidas até o fim da pandemia, sempre às segundas-feiras, no período da tarde. “O canto coral não se resume a uma pratica de sala de aula e a duas horas de ensaio: é um trabalho extraclasse que vai muito além, ainda mais quando se trata da terceira idade”, conta.

 

Trabalho específico

Luís também explica o trabalho que desenvolve para o grupo, que é composto – em sua maioria – por pessoas da terceira idade. “Faço um trabalho especifico para o grupo no seguinte aspecto: normalmente escrevo as partituras em um tamanho legível, mesmo já tendo o material é preciso reeditá-lo, aumentar as fontes, discriminar várias informações técnicas no sentido de facilitação para os coristas. Preciso gravar áudios e materiais dos ensaios em formatos variados para que cada um ensaie as divisões de vozes. Nas aulas presenciais sempre fiz isso, mas agora vem sendo de maneira mais intensa. Mando o material, os alunos estudam e na aula virtual ouço um a um, os corrijo. O sistema de plataforma virtual não permite que todos cantem ao mesmo tempo, mas enquanto um canta e os demais ouvem, isso vai fixando cada vez mais”, conclui.

Durante o período de pandemia, o professor estará recebendo inscrições de novos alunos interessados em participar do grupo. As informações devem ser obtidas com Luís, pelo telefone (15) 99690-7500.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800