2º Mutirão de Densitometria Óssea realiza 150 exames na Apevo

Um total de 150 pessoas foram atendidas durante o 2º Mutirão de Densitometria Óssea, organizado pela Apevo em parceria com o grupo farmacêutico EMS no dia 23 de março.

A técnica operadora da máquina Achiles, Fabiana Martins Teixeira, informou que o procedimento, feito nos pés, demorou em média um minuto por paciente. “O exame é feito pelo calcanhar e mede o desgaste ósseo do corpo inteiro. Com o resultado, é possível saber se a pessoa tem osteopenia (início da osteoporose) ou a osteoporose em grau mais avançado”, informou. O paciente apresenta osteopenia quando o resultado é de – 1 a – 2,4. Já nos casos em que a pessoa apresenta osteoporose, o resultado é abaixo de – 2,5.

Segundo os representantes do grupo EMS, Caio Henrique S. Santos e Marco Aurélio C. de Oliveira, o mutirão tem o objetivo de proporcionar melhora à saúde óssea da população e também fazer a doação de amostras de medicamentos para que o paciente inicie o tratamento e prevenção da doença. Eles afirmam também que o grupo pretende continuar a parceria com a Apevo nos próximos anos. Na região metropolitana de Sorocaba, a associação é a única a oferecer o exame de forma gratuita à população.

Para a Apevo, a parceria é de grande importância por proporcionar a todos, associados ou não, o acesso ao exame que é de grande valia para a saúde. A associação também ofereceu consulta gratuita com a geriatra Eliane Ambrósio Ruzzante para aqueles que apontaram alterações nos resultados. “Quando o paciente já tem osteoporose, significa que perdeu 30% do osso. A prevenção é fundamental, pois ajuda a evitar a doença e retardar o seu avanço”, informa Eliane.

Informações:

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h


Sede Apevo:
Rua Antônio Fernandes, 50 – Centro – Votorantim – SP

Telefones: (15) 3243-2410 | (15) 3353-8080


Unidade de Saúde Apevo:
Rua Sebastião Lopes, 97 – Centro – Votorantim – SP

Telefone: (15) 3353-9800