logo apevo
Vacinação noturna: Votorantim aplica doses contra Covid-19 no Aquário Cultura

Vacinação noturna: Votorantim aplica doses contra Covid-19 no Aquário Cultura

Publicado em 11/01/2022

Compartilhar:

facebook
whatsapp

O Aquário Cultura será usado nesta terça-feira (11 de janeiro) como um ponto de vacinação contra Covid-19. A aplicação será feita das 16h às 20h somente em moradores de Votorantim.
O objetivo da Secretaria de Saúde (Sesa) de Votorantim é proporcionar à população um ponto de vacinação contra Covid-19 no período noturno. Essa medida tem sido feita semanalmente no Aquário Cultura ou na praça Lecy de Campos.
A Sesa disponibilizará no Aquário Cultura as vacinas da AstraZeneca / Fiocruz, CoronaVac / Butantan, Pfizer e Janssen. As doses à disposição dos moradores de Votorantim serão a primeira, a segunda e a de reforço.
É preciso comparecer com documento de identidade que conste o número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim e a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).
Os jovens entre 12 e 17 anos de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda dose.

Locais de aplicação da vacina

As doses disponíveis da AstraZeneca / Fiocruz e Pfizer serão aplicadas nas unidades de saúde Serrano, Barra Funda, Bela Vista, Clarice, Cristal, Green Valley, Novo Mundo, Tatiana, Vila Garcia, Vila Nova e no Aquário Cultura.
As doses disponíveis da Coronavac/ Butantan serão aplicadas nas unidades de saúde Serrano, Bela Vista, Tatiana, Vila Nova e no Aquário Cultura.
As doses disponíveis da Janssen serão aplicadas nas unidades de saúde Serrano, Clarice, Vila Garcia e Aquário Cultura.
Atualmente, a Janssen tem sido aplicada em pessoas residentes em Votorantim. Basta o interessado ir à UBS com o comprovante de residência e a carteira de vacinação.
Nesse caso, o morador de Votorantim receberá a dose de reforço mesmo tendo tomado a primeira dose em outra cidade. A Secretaria Municipal de Saúde aplicará o reforço da Janssen somente em pessoas que receberam a respectiva vacina há mais de 61 dias.
A dose de reforço da Janssen não será aplicada em quem já recebeu a dose adicional da Pfizer. O processo não será repetido.


Primeira e segunda dose

A primeira e segunda doses da vacina contra covid-19 serão fornecidas para 4 públicos diferentes nessa terça-feira. A vacinação será em livre demanda, sem a necessidade de agendamento. A primeira dose será fornecida para as pessoas com 12 anos ou mais de idade.
A segunda dose da Astrazeneca / Fiocruz - 8 semanas será fornecida para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca / Fiocruz, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais.
A segunda dose da Pfizer - 8 semanas será fornecida para as pessoas com 12 a 17 anos, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais.
A segunda dose da Pfizer - 21 dias será fornecida para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais.


Dose adicional da vacina 


A dose adicional da vacina contra covid-19 será fornecida para três públicos diferentes. Quatro meses após a segunda dose para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a CoronaVac / Sinovac / Butantan, AstraZeneca / Fiocruz ou Pfizer há 122 dias ou mais. Dois meses após a dose única para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.
28 dias após a segunda dose para as pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.
Até o presente momento, não existem recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.

 

Foto: Apevo