logo apevo
Idosos de 60 a 64 anos passam a pagar por transportes públicos

Idosos de 60 a 64 anos passam a pagar por transportes públicos

Publicado em 30/12/2020

Compartilhar:

facebook
whatsapp

A empresa São João, responsável pelo transporte público de Votorantim e algumas linhas da região, informou o fim da gratuidade aos idosos de 60 a 64 anos a partir de 1º de janeiro. De acordo com a empresa, a medida segue a determinação do governo do estado de São Paulo, publicada no Diário Oficial no dia 23 de dezembro.

A tarifa ainda será gratuita para pessoas com mais de 65 anos, uma vez que o benefício é garantido pela lei federal que instituiu o Estatuto do Idoso.

Para suspender a gratuidade, Doria revogou um decreto de 2014, que beneficia os idosos com passagens gratuitas no metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Em nota, o governador admitiu que serão adotadas novas medidas para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público. “Para acompanhar o Estatuto do Idoso, será mantida a gratuidade nas passagens de ônibus municipais e intermunicipais (EMTU), metrô e CPTM para pessoas acima de 65 anos de idade. A mudança na gratuidade acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária, que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres”, afirmou a nota do governo.

Em Votorantim, usuários do transporte público podem sanar suas dúvidas com os fiscais no terminal de ônibus João Souto, na av. Vereador Newton Vieira Soares, 70 – Centro ou pelo telefone (15) 3353-8522.