logo apevo
Dia Mundial do Combate à Violência Contra os Idosos

Dia Mundial do Combate à Violência Contra os Idosos

Publicado em 15/06/2022

Compartilhar:

facebook
whatsapp

Hoje, 15 de junho, lembramos o Dia Mundial do Combate à Violência Contra os Idosos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e são realizadas diversas ações e debates sobre o assunto, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade, família e do poder público para os mais variados tipos de violência.

No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), lançou no ano de 2021 a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa com o objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos. Experiências e boas práticas serão compartilhadas, com contribuições para uma proposta de protocolo de atenção. A iniciativa faz parte do Junho Violeta, mês de mobilização para a proteção das pessoas com 60 anos ou mais.

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

As pessoas podem procurar alguma orientação específica ou fazer uma denúncia nas unidades municipais de saúde; delegacias; disque 100 (Direitos Humanos); disque 190: Policia Militar (para situações de risco eminente)